POPULA O
____________________________
Item: Conflitos Étnico-nacionalistas e Separatistas
Parte: 3 de 7
____________________________
2 - A Questão Basca... O povo basco habita o norte da Espanha e o sul da França há mais de seis mil anos e forma um conjunto de aproximadamente 2,5 milhões de pessoas. Trata-se de um povo que preserva sua identidade e que tem língua (Euskera) e cultura própria.
O conflito surgiu no fim do século XV e início do XVI com a unificação do reino espanhol. O povo basco resistiu ao longo dos séculos à diversos tipos de invasões, até mesmo dos romanos; hoje sua luta continua sendo a busca por manter sua identidade cultural. Durante a ditadura do General Franco (1939 – 1975), surgiu em 1959 o grupo separatista ETA (Euskadi Ta Azkatasuna, que significa “Pátria Basca e Liberdade”); inicialmente era um movimento político, de cunho socialista, originário da união de grupos partidários. No entanto, havia um clima de descontentamento no País Vasco (na Espanha, Basco é escrito e fonado como Vasco).
“Desde a Guerra Civil Espanhola (1936-39) e do bombardeio à cidade de Guernica pelos nazistas alemães como represália ao apoio do povo basco aos republicanos, então aliados dos anarquistas e socialistas e, a proibição do vasconço em todo o território basco pelo general Franco, o sentimento nacionalista basco foi se tornando cada vez mais forte. Estes fatos, também contribuíram para que o ETA decidisse pela luta armada e tivessem o apoio da população.”
Fonte: Site http://www.infoescola.com/historia/a-questao-dos-bascos/
Terminada ditadura de Franco, os bascos passaram a desfrutar de relativa autonomia naquele país, chegando a possuir um sistema de impostos, parlamento e polícia próprios. No entanto apesar de não contar com o apoio da maioria dos bascos, a organização terrorista, criada durante a ditadura de Franco, realizou atentados, desde o final dos anos 1970, com o objetivo de pressionar o governo espanhol a