Popula O
Matéria de Capa – O planeta chega aos 7 bilhões de habitantes
A preocupação com o crescimento populacional desenfreado não é recente; no século XVIII, teóricos como Thomas Malthus já começavam a discussão sobre os efeitos de um crescimento descontrolado da população mundial. Em 1800 a Terra chegava ao primeiro bilhão de habitantes. Em 130 anos a população dobrou. O terceiro bilhão chegou em 1960. Até 2011 houve um salto enorme: a população mundial alcançou os sete bilhões. Um número assustador.
Em um planeta onde aproximadamente um bilhão de pessoas passa fome, a falta de alimentos preocupa. Instiga-se a pensar se a produção de alimentos cresce na mesma medida em que a população aumenta.
Países muito populosos, como Índia e China, têm alguns problemas em comum, entre eles: os sistemas de saúde e educação não atendem o mínimo necessário com qualidade e há problemas de mobilidade, seja no transporte público ou no privado, a situação é caótica. Também há problemas em ralação à energia. O petróleo é uma fonte de energia não renovável, portanto alguns países já procuram outras soluções. A França, por exemplo, lidera na lista de países que apostam em energia nuclear, utilizando 58 reatores, que totalizam 75% do consumo de energia do país.
O analfabetismo também preocupa, já que 800 milhões de habitantes são analfabetos. A educação não alcança a todos e atinge principalmente países asiáticos e africanos.
As mudanças climáticas também fazem refletir sobre esse problema. Em meio século as mudanças são drásticas. Florestas são dizimadas, o nível do mar sobe, geleiras derretem e alterações na temperatura são freqüentes. As preocupações com o meio ambiente não param por aí: a produção de lixo é extremamente grande. A atividade industrial e o grande número de automóveis em grandes cidades faz com que a atmosfera seja tomada por gases poluentes. Além desses problemas há também a falta de saneamento adequado em alguns países que causa a