Popula Ao Brasileira
O aumento da população urbana em relação à população rural é uma tendência mundial verificada, principalmente, depois da Segunda Guerra Mundial e está diretamente relacionada com a industrialização dos países pobres. Mas nem sempre urbanização e industrialização são fenômenos que ocorrem conjuntamente. Há países pouco industrializados com população predominantemente urbana. Neste caso, a população trabalha no setor de serviços e não em indústrias. Por outro lado, há países muito industrializados e com população urbana pequena. Mas, geralmente, a industrialização acaba provocando a urbanização do país.
Observe o mapa ao lado. Nele, podemos ver a densidade populacional no mundo. Note que as áreas mais povoadas são as localizadas nos países capitalistas desenvolvidos, como os da Europa Ocidental, Estados Unidos e Japão. Mas há alta densidade populacional também na Índia e na China, que são países pouco industrializados.
No Brasil, as concentrações populacionais urbanas foram fortemente estimuladas pela industrialização do país . Neste cenário, a região sudeste foi privilegiada e se desenvolveu muito mais do que as outras regiões, tornando-se um polo de atração de migrantes de outras regiões do país. Na medida que outras regiões também se industrializaram, surgiram novos polos de atração populacional. Ao mesmo tempo, a mecanização no campo e a acentuação da concentração de terras contribuíam para a expulsão de pessoas do