H Bitos Alimentares Da Popula O Brasileira RESUMO
Hábitos alimentares são as formas como os indivíduos ou grupos selecionam, consomem e utilizam os alimentos disponíveis, os perfis da alimentação devem ser analisados tendo em vista várias perspectivas, ao mesmo tempo independentes e complementares: a perspectiva econômica, o abastecimento, o preço dos alimentos e a renda das famílias são os principais componentes, a perspectiva nutricional, com enfoque nos constituintes dos alimentos, nas carências e nas relações entre dieta e doença, a perspectiva social, voltada para associações entre alimentação e a organização social do trabalho, a diferenciação social do consumo, os ritmos e estilos de vida e a perspectiva cultural, interessada nos gostos, hábitos, tradições culinárias, representações, práticas, preferências, repulsas, ritos e tabus, isto é, nos aspectos simbólicos da alimentação.
Historicamente, a cultura alimentar no Brasil teve seu nascimento na colonização portuguesa, sofrendo a influência de três raças: a branca, com a chegada dos portugueses nas terras brasileiras, a indígena, o encontro com o povo local e a negra, vinda com os escravos. A influência mais salutar na alimentação do brasileiro foi a negra, por meio de seus valiosos alimentos, principalmente vegetais, trazidos da África. A influência portuguesa, pela colonização, deu-se com a vinda de D. João VI para o Brasil, eles trouxeram iguarias desconhecidas e também o hábito de fazer compotas de frutas.
Relatos de historiadores classificam a dieta da sociedade colonial como um regime alimentar inadequado, decorrente da monocultura, do regime de trabalho escravo, da pobreza química dos alimentos tradicionais consumidos por quase todos os brasileiros, com uma ou outra exceção regional, da irregularidade no suprimento, da falta de higiene na conservação dos alimentos e da má distribuição de grande parte desses gêneros alimentícios.
Considerando o país dividido em regiões ou zonas alimentares tem-se: Região