Distribui O Da Popula A
Ano Letivo 2013/2014
Geografia
Distribuição da População
A distribuição da População
A população encontra-se desigualmente distribuída, concentrando-se na faixa litoral oeste, entre o Minho e o Sado, e ainda na orla Algarvia (litoralização). São particularmente importantes as concentrações populacionais em Lisboa e Porto, a isto chama-se bipolarização.
No nosso país, a evolução do peso relativo dos diferentes grupos etários permite constatar, nas últimas décadas, um significativo aumento da percentagem de idosos, acompanhado por uma redução importante da percentagem de jovens. O grupo dos adultos sofreu, durante o mesmo período, um ligeiro incremento.
O envelhecimento da população tem vindo a decorrer de forma generalizada em todo o território, e não apenas no litoral. As razões deste fenómeno são no sentido do duplo envelhecimento, ou seja a baixa natalidade e o aumento da esperança média de vida.
À medida que aumenta a proporção da população dependente, ou seja, a população jovem que não trabalha e a população idosa, aumenta o esforço exigido à população ativa.
Portugal tem, assim, de encontrar uma medida de soluções para reequilibrar a estrutura etária da população.
O êxodo rural tem feito com que as regiões do centro fiquem despovoadas e o litoral com um excesso de carga humana. Aqui, destacam-se vários problemas como o congestionamento do tráfego, a dificuldade em encontrar habitação e emprego e sobretudo a poluição.
Para que tal não aconteça, tem-se tomado medidas como a melhoria dos transportes públicos, criação de espaços que permitam melhorar a qualidade de vida urbana, reconverter habitações/espaços habitacionais para que diminua a densidade populacional e por último a redução das fontes de poluição.
As medidas de discriminação positiva, ou seja, que têm por principal objetivo “povoar” mais o interior, visam a melhoria de acessibilidade às atividades económicas, a criação de pequenas e médias empresas locais que