POP 02 Determina o de Impurezas
Homogeneização:
É necessário passar a amostra retirada no calador, conforme as instruções do POP 01, pelo homogenizador/quarteador visando melhor qualidade da amostra.
Impureza:
Se pega 250 gramas de produto e coloca-se na máquina de pré-limpeza, por um tempo suficiente para que toda a impureza seja retirada através da passagem do produto por uma pressão de ar, o produto que ficar armazenado na gaveta da impureza deve ser pesado em balança de precisão e multiplicado por 4 e o resultado faz referencia a impureza.
Umidade:
Deve-se colocar uma pequena porção 200 g que é o peso padrão para se fazer análise. A empresa possui duas formas de obtenção de umidade; Os equipamentos Motonco FOB e o Universal. No aparelho Motonco, ajusta-se para o produto a ser analisado, assim coloca-se o produto no equipamento até informar no visor 100%, após aperta-se o pino e aguarda a leitura. Universal - deve-se colocar uma pequena porção 50 g que é o peso padrão para se fazer análise no aparelho Universal.Coloca no compartimento pressionando até 5500 NO Megohmetro, verificando a temperatura externa para posterior cruzamento e obtenção de unidade da amostra.
Inteiros e Quebrados
É necessário retirar uma amostra de 100 g para colocar no engenho de prova, escolher as peneiras conforme especificação do MAPA. A própria maquina possui um trier que separa o arroz quebrado do inteiro, esta amostra é pesada retirando a porcentagem de grãos quebrados e inteiros. Em caso de produtos de terceiro é necessário à avaliação no momento do recebimento, após secagem. Em caso de produtos internos esta avaliação é feita ao final da safra, em período de resecagem.
Observação
O processo de verificação de umidade deve ser constantemente passado para o encarregado do setor de unidade de beneficiamento, para que o mesmo possa comparar