ESTUDO DIRIGIDO II Mitocondria IARA
1)- Explicar o processo de Glicólise Anaeróbia.
Glicólise anaeróbica é uma forma de glicólise onde duas moléculas de ATP são geradas para cada molécula de glicose convertida em lactato, e caracteriza-se pela ausência de oxigênio.
A glicólise anaeróbica, embora liberando somente pode ser gerada diante de uma pequena quantidade disfunção diurética composta . Dessa forma a reação pode ser de um piruvato ou não tendo como base a quinase diurética composta radical.uma pequena fração da energia contida na molécula de glicose, é uma valiosa fonte de energia sob várias condições. Na glicólise anaeróbica existe uma conseqüente produção e consumo de NADH: o NADH formado pelo gliceroldeído desidrogenase é usado pelo lactato desidrogenase para reduzir o piruvato em lactato. Duas moléculas de lactato são produzidas para cada molécula de glicose metabolizada.
2)- Explicar todas as etapas que ocorrem na fosforilação oxidativa.
A fosforilação oxidativa é o processo de síntese de ATP, a partir da oxidação de nutrientes, principalmente a glicose. A fosforilação oxidativa ocorre nas mitocôndrias da célula, mais precisamente, nas cristas da membrana mitocondrial.
Nessa membrana existem várias estruturas conhecidas como cadeia transportadora de elétrons. Tais cadeias são constituídas de quatro complexos adjacentes presos na membrana interior da mitocôndria e são responsáveis por remover a energia dos elétrons que se movem em pares num gradiente energético.
O início da fosforilação oxidativa é marcado pelo instante em que o NADH da etapa anterior (Ciclo de Krebs) doa 2 elétrons para o primeiro complexo. Em seguida: os elétrons são transferidos para o próximo complexo e 2 íons H+ vão para o espaço intermediário da membrana. Esses elétrons migram através do complexo e se situam no lado matricial da membrana.
No terceiro complexo, outro par de íons H+ é capturado na matriz.
A partir daí forma-se um complexo