TG 2 Postagem
RA: 1444137
Cynara Karolina Barros Sampaio
RA: 1441410
POLO Itumbiara
2015
Texto I
A Sociolinguística, ou sociologia da linguagem, é uma disciplina da linguística que estuda os aspetos resultantes da relação entre a língua e a sociedade, concentrando-se em especial na variabilidade social da língua.
Texto II
Homem 1: Os homi estão doido...
Homem 2: Pru quê?
Homem 1: Andaru fazenu coisas besta cum dinhero do povo. Fizeru lambança.
Homem 2: E nóis só padece, cumpadi.
Com base no conceito de Sociolinguística, apresentado no texto I, e no diálogo (texto II), como você analisa o uso linguístico concreto dos falantes 1 e 2?
A Sociolinguística tem por objeto de estudo os padrões de comportamento linguístico observáveis dentro de uma comunidade de fala e os formaliza analiticamente através de um sistema heterogêneo, constituído por unidades e regras variáveis. Esse modelo visa a responder a questão central da mudança linguística a partir de dois princípios teóricos fundamentais: o sistema linguístico que serve a uma comunidade heterogênea e plural deve ser também heterogêneo e plural para desempenhar plenamente as suas funções; rompendo-se assim a tradicional identificação entre funcionalidade e homogeneidade; os processos de mudança que se verificam em uma comunidade de fala se atualizam na variação observada em cada momento nos padrões de comportamento linguístico observados nessa comunidade, sendo que, se a mudança implica necessariamente variação, a variação não implica necessariamente mudança em curso.
Ao encontrar uma pessoa, determinado grupo ou até uma comunidade que fale diferente, ocorre uma preocupação em compreender as razões que influenciam nessa variação existente na fala espontânea. Isso possibilita uma linha divisória que separa a forma mais aceita na sociedade, preferida na escola e no âmbito profissional, da forma que foge às normas gramaticalizadas. O estudo