Revolução dos bichos
Disciplina – História Direito
Professora – Ana Paula
Nome – Amanda Odebrecht Jorge 1ºB – Noturno
A Revolução dos Bichos
A obra “A Revolução dos Bichos” do inglês George Orwell, é uma sátira da conhecida Revolução Russa, ocorrida no século XIX. E o que não falta são paralelos entre essa revolução e os personagens do livro.
O livro conta basicamente a história de um velho porco que tinha o sonho de criar uma granja governada por animais, sem a exploração dos homens. Isso acaba se concretizando com uma revolução. Como acontecem com as revoluções, a dos bichos também está fadada à tirania, com a ascensão de uma nova casta ao poder. Nesta fábula feita sob medida para a Revolução Russa, “todos os animais são iguais, mas uns são mais iguais do que os outros”.
Como já foi dito, os personagens em “A Revolução dos Bichos” traçam um paralelo com os ícones da Revolução Russa de 1917. Os personagens de maior importância são:
Sr. Jones
Representa o governo opressor e injusto. Proprietário da Granja do Solar, tirano e que não dava importância ao bem-estar dos bichos. Vivia maior parte do tempo embriagado e explorava seus animais. Oferecia aos animais uma péssima ração e insuficiente, em troca do trabalho realizado.
Major
Representa o filósofo Karl Marx. O porco líder e idealizador da Revolução. Apesar de ser o mais velho, gozava de alto conceito na granja. Pouco antes de sua morte induziu os bichos a lutarem por condições de vida melhores e mais justa, induziu-os à Revolução.
Napoleão
Representa a liderança egoísta e ambiciosa, pode ser comparado a Stalin. Um porco pouco falante, de aparência ameaçadora e que possuía grande força de vontade. Sempre participava das decisões após a Revolução, porém, com menos poder que Bola de Neve, eles sempre discordavam. Foi ele quem deu um golpe em Bola de Neve e se estabeleceu no poder.
Bola de Neve
Representa o líder positivo, parecido com Trotski. É Um porco, o animal mais inteligente de