pontos positivos bolsa familia
A Bolsa família no longo prazo tem como objetivo o combate a pobreza, melhorando a educação e a saúde por meios de condições aos seus beneficiários, o que faz com que as famílias tenham acesso às políticas sociais.
No caso do Brasil a meta que prevê que os países cheguem a 2015 com metade da proporção de pobres de 1990. Esse índice de acordo com pesquisa (PNAD) Pesquisa Nacional por Domicílio realizada pelo IBGE a proporção de brasileiros com renda inferior a um dólar por dia 8,8% em 1990 foi reduzida a 4,2%. O Bolsa família contribuiu com 21%.
Segundo o (IPEA) Instituto de pesquisa Econômica Aplicada, o Bolsa família foi responsável por 1/3 da queda da desigualdade social entre 2001 e 2004, o que se deu pela proteção do sistema social onde um grande número de famílias pobres passou a ser beneficiada por uma transferência governamental, ou seja graças ao bolsa família um numero maior de pessoas passa a fazer três refeições por dia, com maior diversificação na cesta básica de itens. Segundo Daniel Jorge (2010) outro aspecto são as mudanças provocadas no comércio varejista local, na educação, saúde e sociedade.
O autor continua a afirmar que a maioria das pessoas vivem em local mais pobre os produtos são adquiridos nos pequenos comércios locais o que movimenta a economia local e qualidade de vida local. E na educação contribui para presença de crianças na escola, e melhoria educacional, melhoria na oportunidade de qualificações futuras no mercado de trabalho.
Na saúde-exigência do cuidado com as crianças, com alimentação e cuidados médicos básicos, tem se um povo mais saudável.
Na sociedade- com a geração de condições devidas mais dignas nos mercados locais ocorre a formação de uma consciência e cultura local e, a fixação das pessoas onde elas estão, gerando novos polos de produção e consumo.
REFERÊNCIA
Efeitos do Programa Bolsa da Família na redução da pobreza e distribuição de renda ( esse é um artigo que