Políticas públicas bolsa família
O Brasil gasta atualmente mais de 50,4% do orçamento do governo federal com os programas sociais. O programa é focalizado na população em situação de miséria, através da distribuição de renda; Quais as maiores deficiências do programa bolsa família em relação á emancipação dessas famílias, libertando-se da tutela do governo. Faça uma análise dessa questão.
Deficiências no programa Bolsa Família são evidentes, há vantagens e desvantagens, e vários argumentos e pontos de vistas, quanto á essa questão. O programa conquista varias milhares de famílias que vivem abaixo do nível da pobreza, no que tange á bolsa família, há o que fazer para consagrar o benefício, evitando transformá-lo em pensão vitalícia. O recadastramento de milhares de famílias pobres é um permanente, desafio para evitar a imobilidade do número de pessoas que não precisam mais de ajuda, porque ascenderam á classe média inferior e substituí-la por quem passa a merecê-lo. É necessário impedir falsificação de dados para integrar á favor dos beneficiados. É imperativo vencer o desinteresse por procura de trabalho, uma vez amparados pelo Bolsa Família.
Há a questão do emprego, onde pessoas quem recebem o benefício do Bolsa Família não aceitam emprego, e não trabalham pelo comodismo, ou trabalham com a condição de ao assinar a carteira de trabalho para não perderem o direito á Bolsa. Com questões como essas, vividas em nossa realidade o aumento da pobreza, e a falta de educação (Analfabetização) é evidente nos dias atuais. A ascensão social de milhares de brasileiros registrada nos últimos anos decorre de "vontade política" e da determinação de priorizar a assistência aos brasileiros situados na faixa de extrema pobreza. Nada disso que está acontecendo no Brasil acontece por alguma ação ou com algum principio de inércia. É uma vontade política de estar com o povo, mesmo com todos os erros que sabemos que existem, mesmo com todas as limitações.