Programas de transferência de renda e o impacto social do bolsa-família
CURSO: Serviço Social
DISCIPLINA: Trabalho de Conclusão de Curso II
PROGRAMAS DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA E O IMPACTO DO BOLSA FAMÍLIA
STATUS
Integrantes:
IZABEL CARNEIRO SILVA
RUBENITA RODRIGUES DA SILVA
LUCIMAR GONÇALVES LIMA CASTRO
VIVIAN PENA FERREIRA
Professores Avaliadores:
Leomara Mauricio Lustosa
Nota: 10,00
Cidade: Brasília
Data: 05/2011
TÍTULO/TEMA
PROGRAMAS DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA E O IMPACTO SOCIAL DO BOLSA-FAMÍLIA
RESUMO E PALAVRAS-CHAVE
O presente artigo tem como objetivo, identificar a efetividade e o impacto social do programa Bolsa-Família na vida dos usuários e sua abrangência nas áreas de saúde e educação, onde os impactos são visíveis. Destacando a relevância desses impactos na vida das famílias beneficiadas; as possibilidades de inclusão e o que falta para levar à emancipação das famílias. Desse modo, discorrer como deve ser a atuação do profissional assistente social dentro do Programa Bolsa-Família. Trata-se de um estudo bibliográfico que tomou por referências a legislação e autores como: Silva, Yasbek e Giovanni.
Palavras-chave: programa de transferência de renda, bolsa família, impacto social.
INTRODUÇÃO
Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo de estudo os Programas de Transferência de Renda e o Bolsa-Família, principal programa de transferência de renda do país. Nessa temática, focaliza nos impactos do Bolsa-Família na vida dos beneficiários desse programa e na atuação do profissional assistente social.
O estabelecimento da Seguridade Social – formada pela Política de Saúde, Previdência Social e Assistência Social – e também dos princípios de descentralização e de participação social, enunciados na Constituição Brasileira de 1988, representaram uma conquista no campo da proteção social. A assistência social rompe com a cultura do favor e passa a política de direito. É