Bolsa Família
A pobreza a muito tempo é um dos maiores objetos de estudos econômicos, há anos o Brasil é conhecido como um país desigual e apesar de sua vasta riqueza muitas pessoas não tem as condições mínimas de dignidade.
O Bolsa Família foi criado em meados de 2003, com o intuito de beneficiar famílias que vivem em níveis de pobreza e de extrema pobreza, e assim diminuir a desigualdade social brasileira. O presente trabalho tem como o objetivo mostrar ao leitor por meio de uma revisão bibliográfica a origem do Bolsa Família desde os seus benefícios até as suas desigualdades, tais como a diminuição da evasão escolar e o beneficiamento de famílias que não se enquadram no programa.
Em Outubro de 2003, mais precisamente no final no Governo Fernando Henrique Cardoso, foi criado o Programa Bolsa Família (PBF), nos dias de hoje o
programa já caminha para completar dez anos de existência, nesses 10 anos de criação do Bolsa Família, o programa se desenvolveu e nos dias atuais já beneficia mais de 13 milhões de famílias em todo o País. O programa Bolsa Família tem como objetivo atender pessoas que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza. Com o passar dos anos o programa foi alvo de muitas críticas e elogios em diversos níveis tanto interno quanto externamente.
Com várias análises sobre o Bolsa Família no decorrer dos anos, se constatou que o programa acabou desencadeando vários pontos positivos, como redução nos indicadores de pobreza, maior frequência e aprovação nas escolas, reduziu também a desnutrição infantil além de vários outros fatores. Apesar de vários pontos positivos, o programa também já foi alvo de muitas fraudes, como por exemplo, beneficiar pessoas que não se enquadravam nos requisitos do programa. “ Este programa faz parte de um conjunto de políticas publicas e em andamento, voltadas para o fortalecimento da gestão democrática do estado e a melhoria das condições de vida da população.” (SOUSA, 1998, p.59)
O Bolsa Família