pontos de açucar
Partilhar:
Fazer os pontos de açúcar parece uma coisa complicada mas na realidade não é!
Experimente seguindo os nossos conselhos.
Para fazer qualquer ponto deve começar por preparar a calda de açúcar, isto é dissolver uma certa quantidade de açúcar num determinado volume de água.
A primeira dica que queremos partilhar, é que se colocar a água ao lume e só adicionar depois o açúcar não precisa de mexer a calda até ao ponto areia.
Apesar de recomendarmos o uso de açúcar branco, pode usar qualquer tipo de açúcar, sendo que, sempre que usar açúcares escuros, deverá retirar a espuma que se cria quando está a ferver.
É fundamental que não haja qualquer resíduo de gordura nos utensílios usados.
A proporção de água e açúcar a utilizar depende do ponto de açúcar que pretende fazer, pode guiar-se pelo quadro mais abaixo.
Se quiser evitar que o açúcar cristalize, deite sumo de limão na calda (cerca de 15 gotas para 250g de açúcar).
Não se esqueça que a partir de determinada temperatura o açúcar passa de um ponto a outro com muita rapidez, mantenha o lume brando e esteja com muita atenção.
Como se faz a avaliação da calda?
Basicamente existem 3 formas de medir os pontos de açúcar, pelo termómetro (que mede a temperatura), pelo pesa-xaropes (um densímetro que se utiliza para densidades superiores à da água, graduado em graus Baumé, sendo que só mede até 40ºB, ou seja até ponto espadana) e pelos processos caseiros, usando normalmente uma escumadeira e/ou os dedos.
A forma mais simples é usar um termómetro de forno, que se encontra à venda em vários locais com preços bastante acessíveis, e consultar o nosso quadro.
A temperatura que se atinge é superior à da água a ferver, por isso tenha cuidados especiais, não só a testar os pontos, como com os próprios salpicos.
Para cada um dos pontos de açúcar apresentamos as temperaturas em que os pontos são atingidos e o seu aspecto físico.
Algumas dicas para o caramelo