Macroeconomia
Funções da moeda
Meio de troca – a moeda permite as transações entre os agentes económicos no mercado de bens e serviços e a remuneração dos fatores produtivos no processo de criação do rendimento nacional; Unidade de conta - a moeda é o padrão que permite medir os valores relativos dos diferentes bens e serviços que se transacionam nomercado; Reserva de valor – a moeda permite desfasar as trocas no tempo.
Massa Monetária (M) – engloba todos os ativos que podem desempenhar alguma ou algumas das funções de moeda. (Moedas, notas, dep. prazo, dep. ordem)
Stock de moeda = base monetária x multiplicador monetário.
Base monetária - indica a quantidade de notas e moedas possuída pelos particulares e pelo sistema bancário.
Multiplicador monetário - indica a relação entre o stock de moeda e a base monetária.
Motivos para a procura da moeda procura para transações - os agentes económicos utilizam o dinheiro como meio de troca; procura como ativo - as pessoas podem possuir o dinheiro como reserva de valor ( teoria da carteira).
Custos de posse de moeda sacrifício do juro pela posse de dinheiro em vez de possuir um ativo ou uma aplicação com menos liquidez.
Preço da Moeda
Juro - pagamento pelo uso do dinheiro.
Taxa de juro - montante de juro pago por unidade de tempo. De que depende a taxa de juro? Montante;
Prazo ou maturidade; Risco;
Liquidez;
Custos administrativos.
Taxa de juro nominal - quantifica a remuneração em dinheiro por ano por cada unidade de moeda investido.
Taxa de juro real - indica a quantidade adicional de bens e serviços que podemos obter no futuro pelos bens e serviços de que prescindimos no presente.
Principais fatores que afetam a escolha entre moeda e outros ativos:
Taxa de juro nominal (i)
• Afeta o custo de detenção de moeda
• Quanto maior a taxa de juro, menores são as intenções de deter moeda, ou seja, maiores as intenções de deter títulos que auferem juros.
Produto real (Y)
• Afeta os