Profetas
Introdução
Ao longo da história Deus chamou alguns homens ao profetismo e eles tiveram papel fundamental na história do povo de Deus.
É preciso compreender bem o papel por eles exercido na história da Salvação e como ele se desenvolveu.
Profetas
A palavra profeta vem do Grego da raiz “pro-feni” e significa “fala”, e o prefixo “pro” tem vários significados. Podemos dizer que o profeta é “aquele que fala pro” em três sentidos:
1. “dizer antes” ou “predizer”
2. “falar diante de”
3. “falar a partir do outro”
No Hebraico vem da palavra “nabi” e o verbo dessa palavra pode significar “delirar”, mas o sentido original do substantivo significa “chamar, anunciar”. Ou seja, o profeta na bíblia não essencialmente é alguém que prediz o futuro, mas aquele que ouve a Palavra de Deus e a transmite ao povo.
Deus escolhe em períodos diferentes homens distintos e os chama ao profetismo isso também é bem interessante, pois não se trata de uma iniciativa humana, mas de um chamado de Deus, específico, particular, pessoal e com uma missão a cumprir.
Os profetas tem papel fundamental no desenvolvimento religioso de Israel guiaram o povo ao Javismo autêntico, afirmaram o monoteísmo, a moral e a esperança da Salvação.
Algumas características comuns aos profetas “homem assumido por Deus”, Deus é quem chama, escolhe, capacita e envia. Não se é profeta porque se quer, mas porque Deus chama. Inclusive alguns não queriam, mas cederam ao chamado de Deus.
O profeta é também “um homem do seu tempo” que observa os fatos, vive as realidades contemporâneas a sua época e interage com Deus e com o povo, trazendo a mensagem para situações especificas e interpretando a Palavra de Deus.
“Homem da Palavra” que fala, anuncia oportuna e inoportunamente, leva a mensagem como diz o profeta Ezequiel é