Chef
Gestão e Produção de Cozinha
TCP
Carlos Barbosa
12 de Abril de 2013
O QUE É O AÇÚCAR?
O açúcar está presente em muitos compostos orgânicos e apresenta-se em formas variadas dependendo do composto natural no qual está presente. Por exemplo, o açúcar presente nas frutas é a frutose, o açúcar presente no leite é a lactose, o que está presente na cana-de-açúcar é a sacarose, entre outros.
O açúcar na sua forma mais simples inclui a glicose, a ribose e a frutose, já na sua forma mais complexa apresenta a maltose, a sacarose a lactose (açúcar do leite), além, dos trissacarídeos (ex.: melitose).
O açúcar mais consumido no mundo é o refinado. É mais barato, e é muito utilizado na produção de bolos, doces além de outros produtos. De destacar que o consumo em excesso deste tipo de açúcar pode gerar obesidade, principalmente em pessoas com vida sedentária.
O açúcar faz parte da família dos hidratos de carbono, representando uma importante fonte de energia alimentar.
É constituído apenas por hidratos de carbono, isto é, 1g de açúcar = 1g de hidratos de carbono. Um hidrato de carbono é constituído por duas moléculas:
1 MOLÉCULA DE GLICOSE + 1 MOLÉCULA DE FRUTOSE = Sacarose e/ou açúcar de mesa
Das duas moléculas que constituem a sacarose, a glicose é a mais importante, por ser a principal fonte de energia do nosso organismo. É transportada pela corrente sanguínea e é usada pelo organismo como fonte de energia, sendo essencial para o funcionamento do cérebro.
A sacarose, também chamada açúcar, como todos nós conhecemos, é gerada por todas as plantas verdes através da fotossíntese. É o combustível que as plantas utilizam para viver e crescer. O açúcar existe em abundância na natureza: em muitas árvores, em quase todas as frutas, nas raízes, folhas e caules das plantas, nas flores e em produtos animais (leite). Os seres vivos precisam dele como fonte de energia rápida para o seu crescimento.
As