bomba de fumaça
A independência das colônias da América espanhola
Disciplina: historia
Professor: Alexandre
Colégio Santo Antônio
São José do rio preto
16/08/2013
1 lata de leite ninho a mesma medida, menos 3 dedos de açúcar refinado leite de coco até soltar das mãos, mais ou menos 100ml
Corante alimentício em gel
Observação: eu usei o leite de coco light. Ele é bem menos oleoso, dá o ponto mais fácil e deixa a massa mais saudável.
Use o corante em gel. Se usar o líquido, a receita fica muito mole. Corantes não são algo para usar e abusar no dia-a-dia, mas o que seriam das regras se não houvesse as exceções? Quer melhor exceção que dia de aniversário?
Atenção: Açúcar refinado não é a mesma coisa que açúcar impalpável. O açúcar impalpável contém maisena!
Preparando a massa
Separe todos os ingredientes e recipientes que irá utilizar, inclusive as forminhas dos docinhos. Coloque o leite ninho numa vasilha e encha a lata até faltar 3 dedos para completar, com açúcar refinado.
Dica: para fazer açúcar refinado, basta bater bem o açúcar cristal no liquidificador e peneirar depois.
Acrescente o açúcar ao leite e despeje 100ml de leite de coco. Apenas 100ml!!!! Metade da caixinha ou do vidrinho. Prefira o light, pois deixa a massa menos gordurosa. Misture a massa com as mãos bem limpas. No começo a sensação é de que nunca obteremos o ponto desejado. Mas não desista. Vá modelando a massa em pequenas porções. Fica mais fácil. Para facilitar, lave as mãos várias vezes durante o procedimento, usando água filtrada. E manipule a massa com as mãos ainda úmidas. Isso evitará que a massa “peça” mais leite de coco. O ponto certo é quando ela estiver macia e brilhosa como na segunda foto, abaixo. A massa fica macia, soltando da mão, sem ficar oleosa.
Dependendo do lugar em que você more (já que recebemos visitas do mundo inteiro aqui no blog), e conforme o clima da sua região (quente ou frio, seco ou úmido), a