FUSAO CASAS BAHIA, PONTO FRIO E GRUPO PAO DE ACUÇAR
INTRODUÇÃO
Inovar talvez não seja a palavra-chave deste século. Contudo o seu significado influi diretamente na forma como as organizações atuais buscam a liderança de mercado.
Neste será apresentado de forma sucinta uma das maiores inovações do mercado brasileiro. A criação da Viavarejo partindo da união das gigantes Casas Bahia, Ponto Frio e o GPA – Grupo Pão de açúcar.
Abordarei sobre assuntos variados como Estilo de gestão adotado pela Família Klein, também pelo Grupo Pão de açúcar e o Casino, a confusa gestão do Ponto Frio. Abordarei também, Processo de fusão entre as gigantes do varejo brasileira. Estruturas de mercado. Progressão de crescimento, clima e ambiente organizacional antes e após fusão.
DESAFIO: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO ii
1 – Em primeiro lugar, façam uma pesquisa sobre a família Klein, bem como acerca da história das Casas Bahia e apontem qual o estilo de gestão da empresa, e as características de qual abordagem teórica da administração que estes referem-se.
“Em breve resumo o modelo de gestão adotado por Samuel Klein é algo próxima a Teoria Clássica com princípios de reengenharia. Com uma gestão centralizadora e ênfase na população de baixa renda” SOUSA, Janderson Henrique mota de
O estilo de gestão usado desde o princípio permanece o mesmo. Uma modelo de administração considerado ultrapassado por muitos estudiosos, mais em contramão do pensamento que vem dando bastantes resultados.
Com ênfase na Teoria Clássica da administração, a Família Klein dispõe de um modelo centralizador, que caracteriza bem os primórdios da empresa, que teve início como um sistema de vendas de porta a porta, popularmente conhecido como “mascates”.
Com o passar do tempo a Família Klein utilizou de princípios de reengenharia para poder sanar problemas financeiros em 1997. Houve demissão de 2000