corpo ideal nao esta associado a anabolizantes
“Corpo com músculos desenvolvidos é aspecto de treino, disciplina, alimentação e tempo, principalmente”, explica Odinei de Jesus.
O Profissional de Educação Física especialista em fisiologia do exercício, Odinei Rosa de Jesus, explica que muitas pessoas acreditam que apenas o consumo de esteróides-anabolizantes é necessário para se alcançar um corpo com músculos definidos. A crença é incorreta, pois quem deseja alcançar o “corpo ideal” necessita bem mais do que isso, afirma.
Corpo com músculos não é, necessariamente, reflexo do uso de anabolizantes. “Corpo com músculos desenvolvidos é aspecto de treino, disciplina, alimentação e tempo, principalmente”, explica Odinei de Jesus.
As quatro variáveis citadas são essenciais para o desenvolvimento dos músculos. A disciplina é fundamental para seguir à risca o treinamento indicado pelo Profissional de Educação Física. “A disciplina é imprescindível para conseguir treinar todos os dias e fazer o que tem que ser feito e não o que se quer fazer, além de alimentar-se adequadamente”. Alimentação, inclusive, é uma das variáveis citadas.
Alimentar-se adequadamente, segundo Odinei de Jesus, é comer a cada três horas e consumir o alimento certo. “Comer é colocar alguma coisa na boca, mastigar e engolir. Se alimentar, ou alimentar o seu corpo, é o ato de comer, mas com nutrientes que serão captados e aproveitados por sua musculatura”, explica.
O terceiro aspecto é o treino, que consiste não apenas na execução dos exercícios, mas também no descanso adequado. “As pessoas têm um sistema de treino. Se hoje é para levantar uma tonelada, ele vai levantar uma tonelada. Se hoje é para levantar 100 gramas, ele vai levantar 100 gramas. Ele não tem escolha, tem que fazer o que tem que ser feito no período que ele está em treinamento”, diz.
O Profissional de Educação Física afirma que para alcançar o objetivo requer