Casas Bahia e Pão de Açucar
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 Micro e macroempresa 7
4 cONCLUSÃO 22 REFERÊNCIAS 24 APÊNDICES 25 APÊNDICE: Internet 25 ANEXOS 26 26
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho discute-se a recente troca de poder no maior grupo de varejo do Brasil.
No ano de 2012 a Viavarejo, empresa nascida da fusão (ainda sobre análise do CADE), Casas Bahia e Ponto Frio passaram por uma disputa de poder onde a Família Klein antiga dona maioritária da rede de lojas, buscou de maneira incessante o controle da empresa.
2 DESENVOLVIMENTO As maiorias dos Klein vieram da divisa com a França, em uma região que se chama Unsrick, na época era uma das mais pobres da Alemanha. Samuel começou seu trabalho ainda novo com o seu pai como marceneiro, ate a invasão dos nazistas, quando foi levado para Maidanek.
Maidanek era o 3° maior campo de concentração durante a 2ª Guerra Mundial. Sua mãe e seus irmãos acabaram indo para Treblinta nessa mesma época. Após a libertação da Polônia em 1944, Samuel caminhou 50 km até o rio Vistula, fugiu de soldados, passou noites em plantações. Em uma dessas noites se deparou com poloneses cristões também refugiados, que o ajudou. Ele chegou a voltar para casa, trabalhou em uma pequena fazenda em troca de comida.
Com o fim da 2ª Guerra Mundial Samuel, encontrou-se com sua irmã Sezia e seu irmão Salomão que viviam juntos em (Nova Iorque), depois retornou a Alemanha onde conseguiu reencontrar com o pai ainda vivo. Viveram em Munique de 1946 a 1951, nessa cidade conheceu Chana com quem se casou e decidiu sair da Europa e recomeçar a vida em outro lugar. Depois de ser barrado nos Estados Unidos, pela cota de imigrações, decidiu ir para a América do Sul, onde tinha alguns amigos. Conseguiu visto para a Bolívia e lá chegou com a esposa e filhos.
Em 1952 a Bolívia vivia situações sociais bem