pontes
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Determinação do Carregamento Permanente nas Longarinas
GOIÂNIA
2014
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Determinação do Carregamento Permanente nas Longarinas
Alunos: Arnaldo Rabelo Jr. Lauricio Danilo Oliveira Marlos Pedro Vitor
Professora: Alessandra Luciano Carvalho
GOIÂNIA
2014
INTRODUÇÃO
Segundo Marchetti, cargas permanentes são representadas pelo peso próprio dos elementos estruturais e também dos elementos que estão permanentemente fixos à estrutura da ponte, tais como guarda-corpo, guarda-rodas, defensas, passeio, pavimentação, postes de iluminação, trilhos, lastros etc, essas cargas podem se dividir em dois tipos, como carga distribuída e carga concentrada.
Já a NBR 8681:2003 divide em ações permanentes diretas que são os pesos próprios dos elementos da construção, incluindo-se o peso próprio da estrutura e de todos os elementos construtivos permanentes, os pesos dos equipamentos fixos e os empuxos devidos ao peso próprio de terras não removíveis e de outras ações permanentes sobre elas aplicadas e também divide em ações permanentes indiretas que são a protensão, os recalques de apoio e a retração dos materiais.
As vigas principais ou longarinas tem a função de receber o carregamento de todos os elementos da superestrutura e repassar a mesoestrutura, por esse motivo para se obter o carregamento permanente deve se conhecer todos elementos que vão compor a superestrutura além de suas dimensões. Normalmente os elementos que à compõe são as longarinas, transversinas, guarda corpo, guarda rodas, pista de rolamento, pista de passeio, laje central e laje em balanço.
1 DESENVOLVIMENTO
Abaixo segue um exemplo de determinação das solicitações permanentes nas longarinas, que formam juntamente com a laje e a