blabla
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos abordar o tema reflexão sobre o homem e a sociedade no mundo moderno, iremos debater acerca da revolução industrial, o contexto histórico do surgimento das ciências sociais e Karl Marx.
Causas e consequências da revolução industrial, como surgiu a sociologia e quem é Karl Marx, analisaremos tudo isso a seguir.
Desenvolvimento
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Toda revolução tem um berço, ou seja, um país de origem, com a revolução industrial não foi diferente, ela surgiu na Inglaterra em meados do século XIX, pois a Inglaterra possuía condições acessíveis para tal revolução, como, o acumulo de capitais, por ter ficado rica na colonização da América do Norte, possuía muita mão de obra disponível, porque a população rural havia acabado de perder as terras, sendo assim, foram obrigadas a se mudar dos campos para a cidade para se tornar força de trabalho na indústria. A Inglaterra possuía também o estado liberal, sem contar com o grande número de carvão, que tinha uma grande importância na revolução industrial, já que as máquinas das indústrias nesse período eram movidas a vapor.
Alguns inventos vão caracterizar a revolução industrial, como por exemplo, a locomotiva e o barco a vapor, que tiveram grande participação nesse período com o transporte de mercadorias, pois o que produziam era a maior parte exportada, o tear hidráulico e bomba hidráulica. A Revolução Industrial foi marcada por uma série de transformações, como por exemplo, o trabalho da manufatura passa a ser feito em fábricas, eliminando assim, a produção artesanal, da manufatura para a maquinofatura, a energia física se transforma em energia mecânica, passagem de uma sociedade rural para uma sociedade urbana, etc.
Quem financiou essa