documentos
Disciplina: Educação Física
Recursos Ergogênicos
Sumário
1. Introdução
2. Desenvolvimento
3. Conclusão
4. Bibliografia
Introdução
Pesquisa realizada a fim de compreender os recursos ergogênicos. Que são substâncias ou artifícios utilizados com o objetivo de melhorar o desempenho esportivo e a recuperação após o exercício.
Ergogênicos
A palavra ergogênico é derivada das palavras gregas: ergo (trabalho) e gen (produção).
Com isso, o intuito de ergogênicos é aumentar o desempenho através da intensificação da potência física, da força mental ou do limite mecânico e, dessa forma, prevenir ou retardar o início da fadiga.
Este sentido, os recursos ergogênicos podem ser classificados em cinco catgorias:
1. Mecânicos: são os equipamentos esportivos mais leves, como os equipamentos ciclísticos com design aerodinâmico, ou os tênis mais leves a fim de gastar menos energia para movimentar as pernas e aumentar a economia de corrida, entre outros.
2. Psicológicos: controle de estresse e ansiedade, com o objetivo de aumentar a concentração e força mental.
3. Farmacológicos: esteróides anabólicos androgênicos, como eritropoietina, entre outros, muitas vezes considerados como doping pelo Comitê Olímpico Internacional.
4. Fisiológicos: bicarbonato de sódio, citrato de sódio, dentre outros, que dependendo da abordagem também são considerados doping.
5. Nutricionais: incluem carboidratos, cafeína, glutamina, vitaminas e minerais antioxidantes, ou micronutrientes em geral, aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), creatina, carnitina, entre outros.
Conclusão
Os ergogênicos nutricionais servem principalmente para estimular o tecido muscular, por meio da oferta de energia para o músculo e aumento da taxa de produção de energia no músculo. Os nutrientes estão envolvidos com os processos geradores de energia por