ponte
INTRODUÇÃO.
OBJETIVO DO PROJETO.
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO.
CALCULO DA TRELIÇA.
MATERIAIS UTILIZADOS NA FABRICAÇÃO DA PONTE DE MACARRÃO.
FOTOS DO PROJETO.
REFERÊNCIAS.
CONCLUSÃO.
1. INTRODUÇÃO
Breve histórico sobre pontes.A partir de 1750, começa a era da produção industrial, das máquinas e da energia a vapor:tudo isso se faz representar também na arquitetura. As construções definitivamente passam há ser voltadas à praticidade, rapidez e economia de tempo e dinheiro.Após a Revolução Industrial, as pontes passaram a ganhar o destaque que até então cabia às catedrais na arquitetura. Construir pontes para transpor vales e rios era essencial para fazer a economia acelerar . Modelos construídos em arco, utilizando o ferro, tornaram-se a ordem do dia a partir de 1779, quando foi construída a Ironbridge (ponte de ferro) , em Coalbrookdale, Inglaterra,eliminando a necessidade de utilizar balsas para cruzar o Rio Severn, o que custava muito tempo às indústrias da região limitados
2. OBJETIVO DO PROJETO
Este trabalho trata-se do projeto de construção ensaio destrutivo de uma ponte de macarrão, utilizando de macarrão do tipo espaguete n° 8 e colas, e outro conforme especificado no regulamento da competição. Será dimensionada de modo q a ponte atinja melhor resultado. A ponte será colocada entre dois apoios superando um vão livre de 1,0m, uma barra atravessará s ponte no seu meio e sustentara o dispositivo que serão colocados os pesos.
3. DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
Um sistema estrutural bastante utilizado na engenharia são as chamadas treliça, mas o que é uma treliça?
Uma treliça e uma estrutura que tem todas as ligações entre barras articuladas, a figura 1 mostra uma treliça plana com suas cargas e reações. Na análise de uma treliça as cargas atuantes são transferidas para seus nós. A conseguência disso em conjuntos com a hipótese de ligações articuladas, é uma treliça apresentada apenas esforços axiais.
Figura STYLEREF 5 \s Erro! Nenhum