ponte
O tema do trabalho proposto é a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando macarrão do tipo espaguete e colas epoxi e quente (tipo silicone, aplicada com pistola), conforme especificado no regulamento da competição.
A ponte deve ser capaz de vencer um vão livre de 1 m, com peso não superior a 750 g. A construção da ponte deverá ser precedida da análise de algumas opções possíveis de tipos de pontes e do projeto detalhado do tipo de ponte escolhida, com estimativa da carga de colapso.
O trabalho deverá ser realizado em grupo, sendo cada grupo formado por até 4 alunos.
Objetivos do Trabalho
O objetivo principal do trabalho proposto é motivar nos alunos o desenvolvimento de habilidades que lhes permitam:
projetar sistemas estruturais simples comunicar e justificar seus projetos em forma oral e escrita trabalhar em grupo para executar seus projetos conhecer os passos para execução de um projeto
Regulamento da Competição
a) Disposições gerais:
1 - Cada grupo poderá participar com apenas uma ponte.
2 - Antes da realização dos testes de carga das pontes, cada grupo deverá apresentar uma estimativa do valor da carga de colapso de sua ponte e uma lista das colas utilizadas na sua construção.
b) Normas para a construção da ponte:
1 - A ponte deverá ser indivisível, de tal forma que partes móveis ou encaixáveis não serão admitidas.
2 - A ponte deverá ser construída utilizando apenas massa do tipo espaguete marca a escolha e colas epoxi do tipo massa (exemplos de marcas: Durepoxi, Polyepox, Poxibonder, etc.) e do tipo resina
(exemplos de marcas: Araldite, Poxipol, Colamix, etc.). Será admitida também a utilização de cola quente em pistola para a união das barras nos nós.
3 - O peso da ponte (considerando a massa espaguete e as colas utilizadas) não poderá ser superior a1500 g.
4 - No limite de peso prescrito (1500 g), não serão considerados o peso do mecanismo de apoio fixado
nas