Tempo
O tempo é uma questão filosófica que causa bastante interesse e questionamentos, principalmente hoje em dia. Ele causa dúvidas não só em filósofos e cientistas, e sim em todas as pessoas, que organizam seus afazeres com base no tempo, porém não sabem explicar o que seria ele. Ele é basicamente dividido em três partes: passado, presente e futuro.
Neste trabalho, iremos destacar as idéias de presente, passado e futuro, levando em conta o passado como nossa memória, o presente como as atitudes tomadas com base nas nossas memórias passadas e o futuro como a nossa expectativa para ele.
Desenvolvimento
“O individuo é futuro, sempre que direciona suas ações; é passado, pois sempre parte de uma situação já ocorrida em prática aquelas ações; é presente, pois faz uso das realidades que o rodeiam”
O tempo nos permite a dividi-lo em três partes: passado, presente, futuro; e também nos permite saber que esses três tempos são diferentes entre si.
O passado é tudo aquilo que se afasta de nós e que não é possível voltar. Porém o passado continua sendo presente em nossas vidas pelo fato de estar em nossas lembranças. No presente utilizamos experiências do passado por meio de nossa memória para tomar decisões futuras, ou seja, o passado é passado porque já se foi mais é presente, pois continua vivo dentro de nós.
O presente é o tempo em que nossas ações acontecem, é o que chamamos de “agora”. Porém não podemos marcar o presente, pois o mesmo não possui pausas, pois a cada segundo que passa o presente acaba se tornando parte do passado. Passamos parte do nosso presente lembrando das coisas passadas e fazendo planejamentos para o nosso futuro, que com o passar do tempo também se tornarão passado. É por meio desse pensamento que podemos dizer que no presente são vividos os três tempos: passado, presente e futuro. Para que possamos agir no presente preciso lembrar de experiências passadas e pensar nas consequências futuras.
O