Ponte
SÉRIE 6 : Movimento Harmónico Simples (MHS)
PROBLEMAS RESOLVIDOS 1 . Uma partícula encontra-se em vibração definida pela equação x = 4 sin (πt - π/2) (S.I.). a ) Indique em que instantes a partícula passa pela posição de equilíbrio no 1º período do seu movimento. b ) Determine o período do movimento e a velocidade da partícula ao fim de 1s.
2 . Suponha uma partícula animada de movimento vibratório rectilíneo com 8s de período. Sendo 5 2 e π/4 , respectivamente, a elongação inicial e a fase inicial, determine: a ) A lei do movimento, fazendo a sua representação gráfica. b ) Os instantes em que a velocidade se anula.
3 . Uma partícula com 0.50 kg de massa move-se com MHS. A amplitude é de 10 cm e o período do movimento é 0.1s. Calcule, quando a partícula está a 5 cm da posição de equilíbrio: a ) A aceleração da partícula. b ) A força que actua sobre a partícula. c ) As energias cinética e potencial da partícula.
Série 6 – Movimento Harmónico Simples
1
INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA PROBLEMAS DE FÍSICA II _______________________________________________________________________________________________
Resoluções : 1. a) x=0 m t=? Comparando a equação deste movimento com a equação geral do MHS verifica-se que: ⇒ ⇒ ⇒ x = 4 sin (π t - π/2) x = A sin (ω t + δ) ω = π rad.s-1 δ = - π/2 rad A=4 m x = 4 sin (π t - π/2) (S.I.)
x=0 ⇒
4 sin (π t - π/2) = 0 sin (π t - π/2) = 0 π t - π/2 = 0 t = 0.5 s ∨ ∧ π t - π/2 = π t = 1.5 s
b) t=1s T=
2π 2π = =2 ω π
T=? T=2s
v=?
v=
dx π = 4 π cos π t − dt 2
⇒
π π v = 4 π cos π − = 4 π cos = 0 2 2
t=1
v = 0 m.s-1
Série 6 – Movimento Harmónico Simples
2
INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA PROBLEMAS DE FÍSICA II