Direito penal 3
1) Marcondes seqüestrou Andréa com o intuito de obter resgate. No dia seguinte ao seqüestro, Marcondes telefona para a família da vítima e exige R$1.000.000,00. A família imediatamente concorda com o valor determinado por Marcondes. O local onde seria entregue o dinheiro foi ajustado. Daniel, amigo de Marcondes, entretanto, não consegue chegar a tempo para buscar o resgate, pois é preso em flagrante quando saia do local do cativeiro da vítima. Ante o exposto responda com base nos estudos realizados sobre o tema : a)Qual o crime praticado por Marcondes e Daniel? Neste caso o delito resta consumado ou tentado? b)Caso Daniel tivesse informado à autoridade policial o local do cativeiro, bem como os dados de Marcondes de modo a auxiliar a libertação de Andréa, sua conduta o beneficiaria no que concerne à aplicação de pena?
2) Bebeto, após subtrair a moto de Júnior a esconde em um túnel próximo à sua casa. Meia hora após a subtração Bebeto retorna ao local onde deixou a res a fim de buscá-la quando é surpreendido ao descobrir que ela havia desaparecido. Cabe registrar que a mesma, após ter sido deixada por Bebeto, foi subtraída por Jerônimo que tinha conhecimento da origem da moto. Tipifique, a partir dos estudos sobre crimes contra o patrimônio, as condutas de Bebeto e Jerônimo:
3) (CESPE_DEFENSOR PÚBLICO DA UNIÃO_2007) Acerca dos crimes contra o patrimônio, cada um dos itens subseqüentes apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
I. Cláudio, com intenção de furtar, entrou no carro de Vagner, cuja porta estava destravada, e acionou o motor por meio de uma chave falsa na ignição do veículo, assim logrando êxito em subtrair o veículo. Nessa situação, e de acordo com a jurisprudência do STJ, Cláudio responde por crime de furto simples.
II. Marcelo, simulando portar arma de fogo, subtraiu para si dois aparelhos celulares, pertencentes a pessoas diversas, amedrontando as vítimas. Nessa situação, Marcelo deve responder por