Ponte Suécia
1. Objetivo Estratégico: Copenhagen na Dinamarca: tem mais moradia. Malmõ na Suécia: mais emprego. Com a unificação será possível melhorar o poderio econômico de ambos países. Avanço social, cultural e econômico.
2. Objetivo do Projeto: Unificar os dois países através de um consórcio para construção da ponte com 16 km de extensão, sendo metade túnel e a outra metade ponte estaiada, onde trafegará trem e carro, cumprindo o prazo total da obra de 5 anos.
3. Estratégia de Desenvolvimento: A ponte pênsil (por estar na rota do aeroporto) ou em arco (por causa dos navios) foram descartados, foi tomada a decisão da construção de uma ilha para que a ponte não ficasse na rota do aeroporto, sendo assim possível construir uma ponte sem restrição de altura. A ponte estaiada são mais baratas que a ponte pênsil e por este motivo foi escolhida.
4. Programa ou Projeto ou Ambos? Programa, porque são um conjunto de projetos.
5. Principais entregas (principais produtos): A ilha, o túnel e a linha férrea.
6. Principais Stakeholders: Governo da Dinamarca e Suécia e Engenheiros. Diretor do projeto, ambientalistas preocupados em manter o meio ambiente.
7. Principais requisitos do escopo: Suportar carros 60 metros acima do oceano, equivalente a um edifício com altura de 60 andares. Prazo de 5 anos para construir a maior ponte, ilha de 14 meses
8. Prazo/Custo/Qualidade: Prazo total é de 5 anos, a ilha precisava ser construída em 14 em meses. Qualidade: não deixar que mais de 5% dos entulhos no mar; preservação do meio ambiente e manter a espessura entre uma estrutura e outra. No total o programa custou US$ 3 bilhões.
9. 1 ou 2 riscos: Explosão das bombas, degradação do meio ambiente.