Ponte Rio Niterói
TRABALHO INTRODUÇÃO A ENGENHARIA CIVIL
PONTE RIO NITERÓI
Rafael de Sousa Merighi nº12216
Lucas Mamede
RIBEIRÃO PRETO
31/03/2014
Ponte Rio Niterói
Dados
Nome Oficial: Ponte Presidente Costa e Silva.
Extensão total: 13,29 km, sendo 8,83 km detro da água.
Largura Total: 27 metros, com oito faixas de rolagem.
Altura do ponto mais alto: 72 metros.
Desenvolvimento
Autorizadas pelo presidente do regime militar, as obras tiveram inicio em janeiro de 1969, o Governo Federal Juntamente com o engenheiro Eliseu Resende deram inicio as obras financiadas pela financeira Rothschild, porém devido a atrasos na obra foi concedido um novo consórcio das construtoras Camargo Correa, Mendes Junior e Construtora Rabello designado Consórcio Construtor Guanabara que concluíram as obras 3 anos depois e sua abertura que foi feita em 4 de março de 1974.
Desde a época em que foi inaugurada, até hoje continua sendo um marco não só na histório do Rio de Janeiro ou do Brasil, ela é considerada também um grande marco da engenharia mundial. Na época em que foi construída era a segunda maior ponte do mundo, perdia apenas para a ponte Causeway do Lago Pontchartrain localizada nos Estados Unidos. Hoje é a maior ponte do mundo feita em concreto protendido da América do sul e a décima primeira ponte do mundo.
Contrução e Materiais
A obra para a construção da ponte, que tem uma extensão de 13,29 km (8,83 deles sobre a água) e 72 m de altura em seu ponto mais alto, custou na época 400 milhões de dólares, o que hoje seria 2.5 bilhões de dólares.
Na construção foram utilizadas vigas pré-moldadas de concreto protendido chamadas longarinas com 132 toneladas cada, na construção dos pilares foram utilizadas formas deslizantes que ergueram os pilares que se assentarão as pistas de trafego, a ponte é composta por mais de 100 pilares no mar com média de 60 metros cada e para os tabuleiros ,foram utilizadas aduelas pré-moldadas e 848