Ponte de wheatstone
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
Ponte de Wheatstone
João Pessoa
2014
Sumário
Objetivos 3
Introdução Teórica 3
Procedimento Experimental 8
Resultados 10
Conclusão 13
Bibliografia 14
Objetivos
O experimento consiste em compreender o funcionamento e utilizar o circuito em Ponte de Wheatstone em medidas de resistência elétrica desconhecidas. Com as medidas calculadas podemos comparar com o multímetro e um código de cores para verificar a validade do metodo.
Introdução Teórica
Quando nos deparamos no cotidiano com resistências desconhecidas com valores que podem variar muito. Não é de se esperar que um único instrumento seja capaz de medir com a mesma precisão uma faixa de valores muito elevada, por isso é interessante a utilização de outros métodos de medição indireta. Um dos métodos mais simples e eficazes para realizar essas medições é a utilização de uma ponte de Wheatstone. A ponte de Wheatstone comumente usada em medidas elétricas, a fim de obter o valor de uma resistência desconhecida quando se dispõe de resistências conhecidas e tomadas como padrão. A figura abaixo ilustra o circuito da ponte de Wheatstone.
Figura 1: Ponte de Wheatstone
No circuito da figura1 temos uma resistência desconhecida representada pela simbologia Rx, duas resistência fixas denominadas R1 e R3 e uma resistência variável R2 e um galvanômetro, Rx é obtida fazendo a resistência R2 variar até que não passe corrente pelo galvanômetro G. Quando isso acontece diz-se que a ponte está em equilíbrio e a relação abaixo é válida: galvanômetro G. Quando isso acontece diz-se que a ponte está m equilíbrio e a relação abaixo é válida:
Para verificar a validade desta relação utilizamos uma análise simples. Na figura2 as correntes que atravessam o circuito na condição de equilíbrio estão nomeadas. O sentido atribuído às correntes foi feito de modo a concordar com a polaridade da fonte.