Ponte de Macarrão
O tema do trabalho proposto é a construção e o teste de carga de uma ponte, utilizando macarrão do tipo espaguete número 7 e cola.
O trabalho foi realizado em grupo, sendo cada grupo formado por 06 alunos. A ponte teve que vencer um espaço de 50cm para seu comprimento, com altura máxima de 30cm e largura máxima de 10cm. Não pode receber nenhum tipo de revestimento ou pintura.
- Primeiro passo, projeto.
Figura 06. – Projeto ponte de macarrão.
- Segundo passo, montagem de uma ponte de teste.
Figura 07 – Montagem ponte de teste.
Figura 08 – Ponte de teste.
A ponte de teste pesou 334gr e suportou um peso de 6,7Kgf, rompendo no suporte da base onde foi aplicada a carga.
O teste nos deu muitas ideias de como melhorar o desempenho final da ponte, e deu liberdade para reforçarmos os pontos críticos da estrutura.
- Terceiro passo, iniciamos a construção da ponte fazendo primeiramente vários bastões de macarrão, que depois unidos formariam o arco e a base, montados em um molde de madeira.
Figura 09 – Montagem da ponte
Figura 10 – Montagem da ponte
Figura 11 – Colagem do arco
- Terceiro passo, emendar as treliças e montar a base.
“A treliça é um dos principais tipos de estruturas da engenharia. Ela oferece, ao mesmo tempo, uma solução prática e econômica a muitas situações de engenharia especialmente no projeto de pontes e edifícios”. Ferdinand P.
Beer, Russell Johnston Jr. (Mecânica Vetorial para Engenheiros, 1994, pág. 372).
Figura 12 – Secagem das treliças
- A ponte no dia da apresentação
Figura 13 - Apresentação
A ponte de espaguete do Grupo Panelinha foi a primeira colocada na competição, pesando 402 gr. Resistiu ao peso de aproximadamente 32,04 Kg, tendo seu fator de 79,701.