Ponte de Macarrão UNIP
Introdução;
O que é a ponte?
Para que serve?
História;
As primeiras pontes.
Quando se percebeu a necessidade da ponte.
Pontes mais antigas.
A evolução da ponte.
O futuro (sonho) das pontes.
Tipos de Pontes;
Os principais tipos de pontes.
Como são feitas cada tipo de pontes (resumo).
As pontes mais conhecidas.
Falar de uma ponte do Brasil como exemplo.
Finalizando com a compreensão do assunto pelo grupo;
Conclusão individual.
Conclusão do grupo.
Ponte de macarrão;
Materiais usados.
Cálculos usados.
O porquê de escolher “tal” formato da ponte.
A montagem.
A conclusão do projeto.
Introdução:
Existiam pontes muito antes de existirem engenheiros. Pontes naturais, instintivas, imitativas da natureza, etc. Pontes de tijolo e argamassa foram construídas desde os tempos antigos. ( http://www.itti.org.br/portal/imprensa/297-historia-das-pontes.html)
Como relata o Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte), Ponte é uma construção que permite interligar ao mesmo nível pontos não acessíveis separados por rios, vales, ou outros obstáculos naturais ou artificiais. São construídas para permitirem a passagem sobre o obstáculo a transpor, de pessoas, automóveis, comboios, canalizações ou condutas de água (aquedutos). Existem vário tipos de pontes que podem ser classificadas pelo uso para o qual foram desenhadas ou pelo tipo de estrutura usado na sua concepção. Pontes, passarelas, viadutos, nos ajudando a diminuir distâncias e superar obstáculos.
História:
De acordo com o site Itti (http://www.itti.org.br/portal/imprensa/297-historia-das-pontes.html), as primeiras pontes surgiram de forma natural, pela queda de troncos das arvores sobre os rios, criando a possibilidade de passagem à outra margem. O homem aperfeiçoou os “incidentes” naturais e passou a criar outras pontes feitas de troncos, de pedras e pranchas associando-as a outros tantos recursos disponíveis na natureza, como cipós, cordas, pedras e travas feitas com pedaços de