Ponte de macarrão - UNIP
Lucas Esteves de Souza RA: B8741E-4
Pablo André Raposo Cardoso RA: B67BHI-3
Raynar Feles dos Santos Oliveira RA: B8295B-3
Sabrina Luiza Fernandes de Lemos RA: B8186D-5
Nathanael Nonato Bernardes RA: B82CBJ-6
Ponte de Macarrão
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será apresentada a proposta de dimensões de uma ponte de macarrão para a disciplina de Mecânica da Partícula do curso de Engenharia Civil da faculdade UNIP, visando aplicar os conceitos vistos em sala de aula de forma prática e interativa. Será apresentada geometricamente a ponte definida pelos alunos integrantes da equipe, juntamente com os cálculos de dimensionamento de cada barra da mesma e os cálculos de compressão e de tração que cada barra será submetida para o peso dimensionado. Ainda apresentará dados referentes a valores dos materiais utilizados desde a concepção até a montagem final da ponte.
PONTE DE MACARRÃO
Para realizar a construção da ponte, optou-se em utilizar treliças Howe conforme figura abaixo:
A equipe optou em projetar a ponte para que esta suporte uma carga de 12 kg que equivale a 117.72N então subdividindo os pesos temos:
A partir do conhecimento das propriedades do macarrão foi possível definir equações que serão as ferramentas para a construção da ponte.As barras de uma treliça podem estar submetidas a apenas dois tipos de esforços:
Tração
Compressão
Quando se faz os cálculos as respostas obtidas já nos dizem se é tração ou compressão dependendo do sentido que adotamos.
Tração: Para barras submetidas à tração utilizamos a seguinte equação:
Assim definimos quantos fios de macarrão deve conter na barra. Então como visto no exemplo a barra AC sofre uma carga de 29,43 N (tração):
É claro que é inviável