Ponte de Macarrão Unip
Ponte de Macarrão
RIBEIRÃO PRETO
2014
APS:
Ponte de Macarrão
Trabalho de APS para a conclusão do 2º Semestre de graduação em Engenharia Elétrica, apresentado a Universidade Paulista - UNIP.
Orientador (a): Prof.
RIBEIRÃO PRETO
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 OBJETIVOS 5
3 PASSOS PARA A CONSTRUÇÃO 6
3.1 Materiais utilizados 6
3.3 Esboços da construção 7
3.4 Cálculos 7
4 CONCLUSÃO 8
5 BIBLIOGRAFIA 9
1 INTRODUÇÃO
As pontes são construções feitas pelo homem, para ligar pontos que não estão acessíveis como rios, vales ou outros obstáculos naturais. Hoje, existem diversas pontes, para passagem de carro, de pessoas, trens, metros, canalizações de água, etc.
Quando é construída pontes sobre a água, é necessário calcular a passagem de qualquer navegação. Há também os viadutos, que servem para não interromper o fluxo rodoviário ou ferroviário. Geralmente, são feitos em grandes metrópoles onde as vias expressas ou avenidas não devem ser interrompidas.
Há três principais tipos de pontes: em viga, arco e suspensa. Há diferença entre elas é o tamanho que elas podem cruzar entre um suporte e o outro. Existe duas forças que agem nestas pontes que fazem uma ponte aguentar uma distancia maior que a outra:
- Tração: é uma força que age para expandir sobre o que esta agindo. - Compressão: é uma força, que age ao contrário da tração, agindo para diminuir sobre o que esta agindo.
Estas forças fazem com que a ponte não entorte e tenha rachaduras. Porém estas forças precisam estar equilibradas, pois quando a compressão ultrapassa, a ponte pode entortar e quando a tração que acaba excedendo pode ocasionar rachaduras.
Nosso trabalho será feito com a ponte em arco. Uma única viga atravessando toda a distancia esta sujeita à compressão e tração. A parte inferior recebe a maior parte da compressão, já a parte superior acaba recebendo a carga