enfermagem fisiologia
Rithiele Carbonera Bassuli Muniz
Enfermagem 2013
APARELHO REPRODUTOR FEMININO E CICLO MENSTRUAL
Lages, novembro de 2013
Introdução
O sistema reprodutor feminino compreende a gênese de gametas, processos envolvidos com a maturação do ovócito, liberação do ovócito, recepção do sêmen e desenvolvimento de um novo ser. A menstruação é o processo que ocorre quando não há copula ou seja quando não existe o processo de Espermatozóide-óvulo > gameta.
Veremos a seguir como estes processos se dão detalhadamente.
O sistema Reprodutor feminino é constituído por dois ovários, duas tubas uterinas, (trompas de Falópio), um útero, uma vagina e uma vulva. Ele está localizado no interior da cavidade pélvica. A pelve constitui um marco ósseo forte que realiza função protetora.
Aparelho Reprodutor Feminino Externo:
Vulva: Os órgãos reprodutores femininos externos são em conjunto reconhecidos como vulva, a que inclui o Monte Púbico ( pêlos), lábios maiores, lábios menores, clitóris, as glândulas vestibulares maiores e o hímem.
Monte púbico e Lábios Maiores: A mais anterior das estruturas anatômicas da vulva é o monte púbico, uma elevação firme e acolchoada de um tecido adiposso recoberto por pêlos. Os lábios maiores são duas pregas aredondadas de tecido adiposo recoberto com pele, estende-se do monte púbico para baixo e para trás, envolvendo o vestíbulo. As superfícies externas dessas dobras são recobertas por pêlos enquanto que as superfícies internas possuem folículos sebáceos, são lisas e umedecidas. Os lábios maiores são homólogos ao escroto do homem.
Lábios Menores: Os lábios menores são duas pregas de pele localizadas medialmente ao lábios maiores.
Vestíbulo: O vestíbulo da vagina é uma fenda entre os pequenos lábios. Situados no interior da fenda está o hímen. O óstio da uretra é