Ponte de Macarrao - Elaboracao e Construcao
1. INTRODUÇÃO
A grade curricular de Engenharia é repleta de matérias fundamentalmente teóricas, referentes à matemática, química e física, indispensável à vida profissional do futuro engenheiro. Por outro lado, isso se caracteriza como um fator desmotivador para os graduandos, principalmente no inicio do curso. Como forma de tentar reverter essa situação, professores buscam caminhos alternativos de ministrar as disciplinas, levando ao desenvolvimento da criatividade e capacidade dos alunos de aplicar na prática o que foi aprendido em sala de aula.
2. OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Aplicação do conhecimento e das habilidades adquiridas em sala de aula em cálculos estruturais, de forma que haja uma melhor visualização e aprendizado do conteúdo ministrado.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Construir uma ponte treliçada de espaguete “Vilma n°8” que suporte uma carga mínima de 100 N e vença um vão livre de 600 mm, a partir de cálculos estruturais, seleção dos melhores materiais, aperfeiçoamento do perfil da treliça e do seu modo de construção (quantas unidades de espaguete serão utilizadas em cada elemento, o tempo necessário para secagem dos materiais sem que aja o ressecamento dos fios de macarrão, entre outros).
O desempenho (r) da ponte é dado pela Equação 1.
(1)
2
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
3.1.
MECÂNICA
Ciência que estuda o movimento dos corpos em movimento ou repouso submetidos a forças.
Dividise- em três áreas: mecânica dos corpos rígidos, deformáveis e fluidos.
A mecânica dos corpos rígidos é dividida em Estática e Dinâmica. A disciplina estática atua para analisar projetos em equilíbrio, em condição de velocidade constante ou em repouso.
3.1.1. TRELIÇAS
A treliça é uma estrutura de elementos relativamente delgados ligados entre si pelas extremidades. Em construções civis, os elementos de uma treliça mais comuns são de madeira e de metal, e são ligados entre si com placas de reforço, sendo soldados ou aparafusados.