Pesquisa da Prática de Ajustes Posturais
Disciplina: Fisiologia
Professora:
Aluno:
Curso: Medicina – 3 período
Pesquisa da Prática de Ajustes Posturais
Setembro ⁄ 2013
Fisiologia do Equilíbrio
Ajustes Posturais
A fisiologia do equilíbrio é um importante campo a ser conhecido porque ela é indispensável para a realização de todas as capacidades funcionais, já que trata dos mecanismos existentes no nosso corpo que nos proporcionam a postura.
Segundo o artigo de Januário F. e Amaral C. :
“A postura representa o posicionamento dos segmentos corporais, uns em relação aos outros, e da orientação destes segmentos no espaço (2), enquanto o controle postural é uma complexa capacidade motora que resulta da interacção de múltiplos processos sensoriomotores(3).[...] Mecanicamente, as condições de equilíbrio do corpo dependem das forças e momentos de força sobre ele aplicados. Como exemplo de forças externas nomeiam-se a força de gravidade e a força de reacção ao solo; as forças internas podem ser fenómenos fisiológicos, como batimentos cardíacos, movimentos respiratórios e perturbações geradas pela activação muscular.”
A interação desses múltiplos processos sensoriomotores depende de um conjunto de receptores que podem classificados de três formas: os exteroceptores, os proprioceptores e interoceptores. Os exteroceptores respodem a estímulos externos (que podem ser gerais, como as terminações nervosas livres ou encapsuladas; ou especiais, como a olfação, gustação, etc) e os interoceptores, que incluem receptores nas paredes das vísceras, glândulas e vasos sanguíneos. Já os proprioceptores respondem a estímulos dos tecidos profundos, detectando movimento, stress mecânico e alterações na posição corporal ou de segmentos do corpo (orgãos tendinosos de Golgi, fusos neuromusculares, corp. De Pacini outras terminações nas articulações, e os receptores vestibulares).
Assim, é através desses receptores que o sistema nervoso pode mudar