estabilidade postural
“A estabilidade postural é a capacidade de manter o corpo em equilíbrio”. (2)” Um objeto é considerado estável quando o centro da massa (CDM) é mantido sobre sua base de apoio (BDA). O CDM é definido como o ponto que esta no centro total da massa corpórea, determinada pela descoberta da média do peso do CDM de cada segmento do corpo”(2). “O controle postural para a estabilidade e a orientação requer a percepção (integração das informações sensoriais, para analisar a posição e o movimento do corpo no espaço) e a ação (capacidade de produzir forças para controlar os sistemas de posicionamento do corpo) , o controle postural exige uma interação complexa entre os sistemas musculoesquelético e neural...” “Sob o ponto de vista histórico, as descrições do desenvolvimento do controle postural (ou seja, do equilíbrio), permanecem limitadas ao primeiro ano de vida, referindo-se a funções tais como controle da cabeça e a capacidade para a posição sentada independente e para a posição bípede”(1) . “...são os aspectos reflexos ou de reação do reajuste postural que servirão de base à avaliação do desenvolvimento infantil e das intervenções destinadas a melhorar as funções do equilíbrio.” (1)
“Algumas tarefas colocam mais importância na conservação de uma orientação apropriada, à custa da estabilidade. O bloqueio bem sucedido de um gol no futebol, ou a captura de uma bola no basebol, sempre permaneça orientado em relação a bola, as vezes caindo no chão em um esforço de bloquear o gol ou pegar a bola”(2)
“... O controle postural exige uma interação complexa entre os sistemas musculoesquelético e neural” “Pesquisas anteriores sobre o controle do andar em estado estável mostraram que uma das principais questões do controle é manter o segmento CTB bem equilibrado e que os músculos do tronco e do quadril cumprem uma função ativa nesse controle.” (2) ” É possível que a atividade dos músculos proximais do quadril e do troco possa ser uma contribuição primaria para o