Alterações no funcionamento do sistema de controle postural de idosos. uso da informação visual
Um problema por qual os idosos passam é o aumento na incidência de quedas; a ocorrência de quedas é nos dias atuais, um dos principais fatores de mortalidade e morbidade em idosos, principalmente em função de suas consequências (fraturas, perda de mobilidade, dependência para atividades diárias, entre outras).
Muitos estudiosos sugerem que o aumento do numero de quedas nos idosos estaria relacionado à alterações ocorridas no sistema de controle postural, principalmente alterações nos sistemas sensorial e motor.
Nos últimos anos o interesse em entender como o ser humano mantém seu equilíbrio e sua orientação postural tem aumentado.
Segundo o artigo, a “postura” representa o posicionamento dos segmentos corporais, uns em relação aos outros, e da orientação desses segmentos no espaço. Enquanto isso o controle postural é visto como o resultado de um relacionamento complexo e dinâmico entre o sistema sensorial, (inclui sistemas visual, vestibular e somatossensorial) e o sistema motor.
O controle postural possui dois objetivos comportamentais: o equilíbrio postural e a orientação postural.
O equilíbrio é relacionado ao controle da relação de forças externas (força da gravidade) e forças internas (torques articulares), produzidos pelo corpo.
Este controle é necessário devido às forças externas e internas agirem a fim de acelerarem os segmentos do corpo e consequentemente alterando seu alinhamento, afastando-os da posição desejada ou de melhor estabilidade.
Assim é importante verificar como o sistema sensorial e motor auxilia na manutenção do equilíbrio corporal e orientação corporal desejada.
O sistema motor é encarregado de gerar a atividade muscular apropriada para que haja a manutenção do