Resumo Posturografia
Resumo:
A manutenção do equilíbrio e da orientação corporal durante a postura ereta é essencial para a execução das tarefas diárias e da prática de execícios físicos, e a investigação de como o equilíbrio e a orientação corporal são controladas, tem despertado o interesse de estudo em várias áreas da saúde. Porém diferentes técnicas tem sido utilizadas, e diferentes resultados tem sido gerados. Por essa razão, seria importante que houvesse uma padronização dos métodos de análise do controle postural, e esse artigo tem como objetivo padronizar e dimunir a discrepância quanto ao tempo e o número de repetições que deveriam ser avaliadas.
A postura pode ser compreendida, como o conjunto de ângulos entre os segmentos corporais. Dessa forma uma infinidade de posturas é adotada pelo ser humano para a realização de diversas tarefas, como a de andar, alcançar um objeto, e até mesmo ficar parado. Na verdade, mesmo quando se decide ficar parado na posição ereta, oscila-se. Nesse sentido, o termo postura ereta estática ou parada, é tecnicamente impreciso.
A manutenção do equilíbrio do corpo é atribuída ao sistema de controle postural, um conceito utilizado para se referir às funções dos sistemas nervoso, sensorial e motor. O sistema sensorial fornece informações sobre os segmentos corporais em relação ao ambiente. O sistema motor é responsável pela adequada ativação dos músculos para a realização dos movimentos. O sistema nervoso central intrega as informações obtidas, para, então, enviar impulsos nervosos aos músculos que geram respostas neuromusculares.
As respostas neuromusculares são necessárias para garantir, por exemplo, que, na postura ereta e com os pés imovéis, o centro de gravidade (CG), se mantenha dentro da base de suporte (polígono formado pelas bordas dos pés), dando estabilidade e permitindo a realização de movimentos dos membros superiores. Um conceito associado a base de suporte, é o de limite de