menisco
Rev. Medicina Desportiva informa, 2011, 2 (3), pp. 12–15
Reabilitação pós-meniscectomia Prof. Dr. João Páscoa Pinheiro
Especialista em Medicina Física e Reabilitação e em Medicina Desportiva. Faculdade de Medicina e
Serviço de Medicina Física e Reabilitação – Hospitais da Universidade de Coimbra
Resumo Abstract
O autor propõe um programa de reabilitação, após correção da lesão meniscal por artroscopia. O programa aborda as questões da nocicepção, da mobilização articular, do fortalecimento muscular, do treino propriocpetivo e do condicionamento aeróbio. Organiza o programa nas fases pré e pós-operatória (imediata, mediata, tardia) com exigências e objetivos específicos.
The author proposes a rehabilitation model after arthroscopy for correction of meniscal injury.
Nociception, range of motion, muscle strengthening, proprioceptive training and aerobic conditioning are the main interventions.
The program is organized in pre and postoperative (immediate, mediate, delayed) stages, with specifics exigencies and outcomes.
Palavras-chave Keywords
2. Proposta de programa de reabilitação Lesão meniscal, artroscopia, reabilitação.
Meniscal injury, arthroscopy, rehabilitation.
1. Introdução
A meniscectomia condiciona grandes alterações na distribuição da carga, na estabilidade estática e dinâmica e na nutrição da cartilagem(1,2). O risco de desenvolver patologia artrósica é elevado e em função da idade do paciente, da quantidade de menisco removido e da topografia da lesão(3,4). A traumatologia do joelho é frequente na prática desportiva, sendo responsável por 30% das lesões meniscais sintomáticas(3). Existe reduzida evidência quanto à opção terapêutica (5), sendo no entanto consensual que a meniscectomia parcial tem menos consequências na funcionalidade do joelho, tanto no curto como no longo prazo. Existe também reduzida evidência quanto ao interesse e eficácia dos programas de reabilitação, após
intervenção