Menisco
A anatomia do joelho
Três ossos se encontra para formar o joelho: o fêmur (fêmur), tíbia (tíbia), e rótula (patela).
O joelho é a maior articulação do corpo e uma das mais vulneráveis a lesões. As lesões meniscais são extremamente comuns no joelho. Com um bom diagnóstico, tratamento e reabilitação, os pacientes freqüentemente retornam às atividades anteriores a lesão meniscal.
Meniscos são duas peças em forma de cunha de fibrocartilagem que agem como "amortecedores" entre o fêmur e a tíbia. Eles são resistentes e elásticos para ajudar a amortecer a articulação e mantê-la estável. Existem 2 meniscos em cada joelho sendo o mais interno o Medial e o mais externo o Lateral. O menisco lateral é mais móvel e pode se adequar melhor a uma torção do joelho. Por isso, o menisco lateral lesa menos que o medial.
[pic]
Podemos dividir os meniscos em 3 regiões cada um. A região mais próxima da frente do joelho é chamada de corno anterior. A do meio é a chamada corpo e a região mais atrás do joelho é a região posterior. Podemos também dividir as regiões do menisco da parte mais próxima da cápsula (seria mais próximo da pele) até a parte mais interna e seriam 3 partes, sendo a chamada Periférica a mais externa, a Intermediária a do meio e a Central a parte mais interna.
As lesões de joelho são bastante comuns em indivíduos que praticam esportes, e que estão submetidos a exercícios que levam o impacto importante nessa articulação. O sofrimento crônico da articulação pode levar a dor, desgaste, problemas para andar, entre outros. Por isso, é importante que as pessoas que pretendem praticar exercícios procurem orientação médica fisioterapêutica antes e durante essa prática, de forma a evitar complicações futuras.
Lesões de menisco
As lesões de menisco são raras na infância, ocorrendo principalmente no final da adolescência, com pico na terceira e quarta décadas de vida. A principal causa é o trauma ("acidentes agudos") da articulação, porém, após os 50