Lesao no menisco
Professora Conceição Pedro
Disciplina de Educação Física
Lesões desportivas
Lesão no Menisco Eu escolhi a lesão do menisco porque uma pessoa que pratique um desporto como rugby ou futebol se tive uma lesão no menisco pode ficar meses parado em recuperação e quando voltar pode não ser o mesmo, por isso com este trabalho posso explicar as consequências desta lesão.
Os meniscos são estruturas constituídas basicamente por fibras colágenas circulares (75%), de formato semi circular em forma de meia lua. Cada joelho apresenta dois meniscos, um na parte interna (menisco medial) e outro na parte externa (menisco lateral). Localizam-se entre o fêmur e a tíbia. O menisco medial é lesado 3 vezes mais que o lateral. Recobrem ao redor de 2/3 da superfície articular.
Tem como função participar da nutrição da cartilagem articular, auxiliar na distribuição do líquido sinovial, na estabilidade secundária da articulação do joelho e, principalmente, na distribuição de carga na superfície articular.
São estruturas importantes e infelizmente bastante sujeitas à lesões. Normalmente, as lesões meniscais estão relacionadas à entorses do joelho ou até mesmo a traumas menos comuns), sendo mais frequentes nas práticas desportivas. Por vezes, os meniscos podem apresentar alterações degenerativas (mais comuns na idade adulta e no idoso), o que fragiliza sua estrutura, ficando assim mais susceptível a lesões ocasionadas por entorses mais leves (não relacionados à prática de desportes).
1 - INTRODUÇÃO
Para a disciplina de educação física foi proposto à nossa turma realizar um trabalho individual sobre lesões desportivas, em que deveríamos escolher e desenvolver uma das lesões e elaborar o trabalho sobre a mesma, ao que eu escolhi a inflamação no menisco.
Começo o mesmo por dar uma pequena definição de Lesão Desportiva – trata-se de um dano provocado por uma participação no desporto que tem como consequências a redução do nível da actividade