Segurança do trabalho
Ceunsp – Itu
Estudo Cinesiológico dos Ligamentos Cruzados e dos Meniscos
Nomes: Cristian Yano Barbosa
Jessica Nunes
Larissa Albertin
Lucas Paiva
Rafael Coutinho
Itu
2011
Introdução
O joelho é um dos grupos complexos de articulações e ligamentos do corpo humano. A seguir faremos um breve estudo cinesiológico especificamente dos ligamentos cruzados (posterior e anterior) e dos meniscos, tal como sua localização, inserção, função e possibilidades de lesão.
Os ligamentos são compostos por tecido conjuntivo do tipo fibroso, estão dispostos sobre uma articulação com o objetivo de impedir uma movimentação excessiva ou anormal da articulação do joelho.
Os ligamentos são muito ricos em receptores nervosos sensitivos, que percebem a velocidade, o movimento, a posição da articulação e eventuais estiramentos e dores. Eles transmitem permanentemente tais informações ao cerebelo que responde com ordens motoras aos músculos sendo chamada de sensibilidade proprioceptiva. (Calais e Germain, 1991).
Os ligamentos da articulação do joelho formam um elo entre as peças articulares e os moduladores dos movimentos. Tais ligamentos podem ser divididos em dois grupos principais o pivô central que é constituído pelos ligamentos LCP (ligamento cruzado posterior) e LCA (ligamento cruzado anterior) e as estruturas capsulo-ligamentares periféricas, constituídas pelos ligamentos capsulares LCM (ligamento colateral medial) e LCL (ligamento colateral lateral). (Gouvêa e Amatuzzi, 1995). ados (posterior e anterior) e dos meniscos, tal como sua localização, inserção, função e possibilidades de lesão.
Os ligamentos estabilizam a articulação, evitando movimentos anormais, auxiliados pelos meniscos, que além de estabilizarem o joelho, atuam também como amortecedores das cartilagens que envolvem o joelho, absorvendo impactos e choques.
Desenvolvimento
Ligamento Cruzado
Os ligamentos Cruzados são intrínsecos, isto é ficam