Plaqueamento por profundidade
Finalidade de Uso:
Meio recomendado para o isolamento e enumeração de leveduras e bolores de lacticínios e outros alimentos.
Composição em g/L:
Infusão de Batatas: 200,00
Dextrose: 20,00
Agar: 15,00
pH Final (a 25ºC): 5,6 ± 0,2.
Base Científica:
Os meios de Agar Batata Dextrose são recomendados pela APHA (1) e FDA (2) para contagem de placas de leveduras e bolores na análise de alimentos e produtos laticínios (3). O agar batata dextrose também é utilizado para estimulação de esporulação, para manutenção de culturas estoque de determinados dermatófitos e para diferenciação de variedades típicas
de dermatófitos com base na produção de pigmentos (4). Também é recomendado pela USP (5), BP (6), EP (7) e JP (8) para crescimento de fungos. A infusão de batata e dextrose promove um abundante crescimento fúngico. Ajustando o pH do meio para 3,5 com ácido tartárico, inibe-se o crescimento de bactérias. O aquecimento do meio após a acidificação deve ser evitado, pois isto pode hidrolisar o agar, tornando-o incapaz de solidificar.
Procedimento de Preparação do Meio de Cultura:
Dissolva 39 gramas em 1000mL de água destilada. Ferva para dissolver o meio completamente. Esterilizar autoclavando a 1atm de pressão a 121ºC por 15 minutos. Misture bem antes de dispensar. Em um trabalho específico, quando o pH 3,5 for necessário, acidificar o meio com ácido tartárico 10% estéril. A quantidade de ácido necessária para 100mL de meio estéril e resfriado é aproximadamente 1mL. NÃO AQUEÇA o meio após a adição do ácido.
Aparência do pó:
Pó livre circulante homogêneo, de aparência creme para amarelo.
Solidificação:
Firme, comparável com gel de agar 1,5%.
Cor e transparência do meio preparado:
A forma de gel em placas de Petri apresenta cor âmbar claro levemente opalescente.
Reação:
A reação de 3,9% de solução aquosa a 25ºC (após esterilização). pH: 5,6 ± 0,2.
Teste de