Plaqueamento em profundidade (visualização de fungos)
CAMPUS AÇAILÂNDIA
FITOPATOLOGIA
Plaqueamento em Profundidade (visualização de fungos)
Rhaysa Novakoski Carvalho
Açailândia - Ma
Abril/2011
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)
CAMPUS AÇAILÂNDIA
FITOPATOLOGIA
Plaqueamento em Profundidade (visualização de fungos)
Rhaysa Novakoski Carvalho
Relatório Técnico Científico apresentado e entregue à Professora Sylvia Letícia para obtenção de nota e conhecimentos na Disciplina “Fitopatologia” do curso de Técnico em Florestas módulo V do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) Campus Açailândia.
Açailândia – MA
Abril/2011
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 3 2 OBJETIVOS 5 3 MATERIAIS E MÉTODOS 6 4 RESULTADOS 8 5 CONCLUSÃO 9 6 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Os fungos são organismo eucariontes, que possuem parede celular rígida e podem ser uni ou multicelulares. Denomina-se micologia o campo especializado no estudo de fungos, onde são classificados como um grupo variado de heterotróficos, ou seja, eles não produzem seu próprio alimento, isso é o que os diferem das plantas, que são autótrofas e realizam fotossíntese. A maioria deles são saprófitos, digerem matéria orgânica morta, assim como dejetos orgânicos.
Os fungos são de fundamental importância em diversas áreas. Nos ecossistemas são importantes decompositores e indicadores biológicos. Na saúde e na ciência, servem como parasitas facultativos. Assim como na indústria e na produção de alimentos.
Entre os fungos classificados como microorganismos, estão os que são multicelulares, tais como os bolores e os cogumelos, e os unicelulares, denominados de leveduras.
As leveduras aparecem de forma variada (de esférica a ovóide, de elipsóide a filamentosa). Podem ser benéficas ou prejudiciais. São frequentemente utilizadas em indústrias de pão, como uma espécie de fermento; e também na produção de álcool. Por outro