Meios de cultura
ANNE LAURA RIBEIRO
FERNANDA ZONATTO
GEIZA NATÁCIA SARTURI
LETÍCIA ODORIZZI
MARINA DE SOUZA MELCHIORS
CONTAGEM DE MICRO-ORGANISMOS
PINHALZINHO – SC
2011
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO OESTE – CEO
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
ADRIANE MOCELIN
ANNE LAURA RIBEIRO
GEIZA NATÁCIA SARTURI
FERNANDA ZONATTO
LETICIA ODORIZZI
CONTAGEM DE MICRO-ORGANISMOS
Trabalho apresentado à disciplina de Microbiologia de Alimentos, ministrada pela professora, Morgana Karin Pierozan como condição parcial para aprovação para o referido curso.
PINHALZINHO – SC
2012
Sumário
Introdução
Uma das principais práticas padrão para garantir a segurança e qualidade dos alimentos consiste em analisar amostras de alimentos e ambientes quanto à presença de bactérias patogênicas ou deteriorantes, fungos e toxinas.
Inicialmente, devemos observar que para obtenção de resultados confiáveis devem-se seguir métodos eficientes e boas práticas laboratoriais. Destes podemos destacar a preparação dos meios de cultura.
Os meios de cultura consistem na associação de substâncias que fornecem os nutrientes necessários ao cultivo de microrganismos fora do ambiente natural, visando a ampla diversidade metabólica dos microrganismos. Além disso, deve-se fornecer condições ambientais favoráveis, como umidade, pH, atmosfera gasosa, pressão osmótica, temperatura.
A interpretação dos resultados, também é fundamental para uma análise, pois a contagem de células viáveis por meio de plaqueamento de diluições de alimentos deve ser conduzida corretamente, permitindo o crescimento de micro-organismos. Os cálculos seguintes devem ser efetuados cuidadosamente seguindo os métodos adequados.
No presente estudo, avaliaram-se amostras de alimentos objetivando quantificar as contaminações microbiológicas dos mesmos. Visando sempre a segurança alimentar, que deve ser assegurada pelo desenvolvimento e processamento apropriado