Aspectos inerentes à formação de preço
Há 3 tipos de abordagens sobre formação de preço :
• Baseada em custos – utilizada por profissionais financeiros;
• Baseada na percepção de valor – Utilizada por profissionais do marketing ;
• Baseada na concorrência – Abordagem adotada por muitos empresários;
Esses três tipos de abordagem são importantes , porém não funcionam independentes. Para que o gestor entenda a complexidade da precificação, deve primeiramente compreender as variáveis que moldam a empresa , destacando os fatores que influenciam diretamente na determinação do preço dos bens e serviços oferecidos e assim adequar a empresa a fatores como o ambiente político , econômico e social ; fatores tecnológicos e as estratégias de marketing.
3.1 Planejamento Estratégico
O Planejamento estratégico é um processo gerencial que possibilita estabelecer o rumo que a organização irá seguir para obter um nível de otimização em relação ao ambiente externo. Esse planejamento determina as variáveis e condições fundamentais quanto ao direcionamento e funcionamento da empresa , como : Missão da organização ; corebusiness (negócio central) ; posicionamento mercadológico ; fatores críticos e outros. Sempre que uma empresa deseja estabelecer preço , deve recorrer ao planejamento estratégico , mapeando os objetivos que posteriormente serão guias de conduta. Só assim terá uma base de preço que poderá ser trabalhada.
Após isso o Gestor poderá projetar seu produto , porém é importante que ele conheça as características do mercado em que irá se posicionar e tenha sensibilidade . O valor cobrado deverá estar dentro dos limites traçados no planejamento ( se estiver a baixo a empresa não obterá lucro , se estiver acima não haverá compradores).
3.2 Demanda
A demanda é uma relação que indica as diferentes quantidades de bens e serviços que seriam procurados pelos consumidores. “ Quando os desejos podem ser comprados , tornam-se demandas” . Para a determinação do